segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Origem dos nomes dos dias da semana




Hoje são 31 de maio, segunda-feira. Sem muita inspiração para escrever, pois o fim de semana acabou junto com ele o descanso merecido. Espera aí, inicio de semana, segunda-feira, amanhã é terça depois quarta-feira. Já sei sobre o que escrever. Porque não a origem dos nomes da semana?
De acordo com a língua, devem ser de ordem numérica ou uma homenagem aos astros. No caso do português, os dias da semana são numerados pelos menos os dias do meio de semana (segunda à sexta). Segunda é mais que obvio o segundo dia, terça o terceiro, e assim vai. Chegando o fim de semana nós temos o sábado e o domingo. O primeiro é uma derivação do termo hebreu shabbat, que é o dia do descanso na religião judaica, e domingo vem do latim Dies Dominic, que significa “Dia do Senhor”. A palavra feira que é acrescida aos dias da semana, vem de “féria”, que indica a remuneração pelo dia de trabalho.
Em francês, italiano e espanhol, os nomes dos dias da semana estão relacionados à visão divino-mitológica dos planetas, estrelas e satélites: Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus são os responsáveis pela nomenclatura de segunda a sexta. Sábado e domingo seguem a mesma lógica do português. Em inglês, os nomes derivam de figuras da mitologia anglo-saxã, associados aos deuses da mitologia romana: Tiu (Marte), Woden (Mercúrio), Thor (Júpiter) e Freya (Vênus) viraram, respectivamente, Tuesday (terça), Wednesday (quarta), Thursday (quinta), e Friday (sexta). Sábado e domingo tem a ver com Saturno (Satuday) e sol (Sunday).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CAUSOS DA HISTÓRIA





O imperador Tibério(42 a.C.-37)não é um dos mais lembrados por seus feitos políticos ou militares. Rolam os "boatos" e segundo o historiador romano Suetônio, em A Vida dos Cesáres, notável mesmo era sua capacidade de beber. Conta ele que entre os soldados do imperador rolava um apelido que era um jogo de palavras com seu nome: Tiberius Claudius Nero era chamado de Biberius Caldius Mero - algo como "autêntico bebdor de vinho".

BRASIL X ARGENTINA – MAIS DE 500 ANOS DE RIVALIDADE!





Ano de Copa do Mundo e nós brasileiros fazemos piadas dos argentinos vice-e-versa. No futebol somos rivais declarados. Personagens porque não da maior rivalidade do futebol mundial. A briga começou antes mesmo de serem nações independentes.
Seja lá no futebol ou campo político – é o caso do MERCOSUL – onde na teoria os dois são países sócios e amigos, mas, prática não é bem assim.

Essa rivalidade é a continuação de uma antiga briga por território e prestígio por parte de suas metrópoles – Portugal e Espanha – que fora resumida pelo Tratado de Tordesilhas em 1494, que anteriormente a suposta descoberta de Brasil e dos outros países da América do Sul. Além das disputas militares pela colônia de Sacramento, um enclave português de frente a Buenos Aires.

A guerra continuou após a independência dos dois países, movida a disputas pela hegemonia continental e a um mar de desconfianças de ambos os lados. O Império brasileiro temia a que Argentina reinasse o Vice-Reinado do Prata – uma federação reunindo a própria, Uruguai, Paraguai e Peru, sob sua liderança, formada pelos espanhóis em 1763 para conter o avanço português. Enquanto isso os argentinos temiam a política expansionista brasileira, que poderia isolá-los e submetê-los no continente.

Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), apesar de serem aliados o convívio era complicado – cada um achava que o outro queria prejudicá-lo. Nasce a expressão “macaquito”, usado pelos argentinos para provocar os brasileiros por causa da grande quantidade de soldados negros no Exército brasileiro. E reclamavam da desobediência dos brasileiros.

O último momento de disputa diplomática foi centrado na questão da usina hidrelétrica de Itaipu, na década de 1970. Construída em parceria com o Paraguai (que mais tarde entraria em atrito com Brasil pela mesma hidrelétrica), era chamada de “Bomba d’água” pela imprensa de Buenos Aires. Depois de um acordo diplomático, a Argentina construiria também no rio Paraguai, a usina de Corpus.

Aos os dois lados perceberam que suas economias se completavam. Com a criação do MERCOSUL em 1991 os dois países se uniram e junto com outros fazem parte de um bloco econômico importante no cenário internacional. No entanto as rivalidades no futebol não, no campo político e econômico continuam as mesmas.

Lembrando que se o Brasil enfrentar a Argentina em alguma das fases com certeza passaremos por cima deles como se fosse um rolo compressor.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

31 de Maio dia Mundial sem Tabaco




Domingo (31), será comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Este ano a OMS estará focando o tema: "Tabaco e Mulher". Isso por ela ser influente na decisão do marido ou companheiro e também por ela ser fumante. Segundo a organização é a principal causa de morte evitável do mundo do mundo. A OMS estima que cerca de um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres).

O total de mortes devido ao uso do tabaco aitngiu o número de 4,9 milhões de mortes anuais, o que seria 10 mil pessoas por dia. E se continua assim esses números poderão alcançar 10 milhões de mortes por ano em 2030.

Todos os derivados de tabaco, isso inclui, o cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé são prejudiciais à saúde. Quando consumidos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas (que causam câncer).

Dentre as principais substâncias presentes nos charutos estão a nicotina, que é uma droga psicoativa, levando o fumante à dependência química; o monóxido de carbono, que provoca doenças cardiovasculares/pulmonares; e o alcatrão, que é altamente cancerígeno. Há que se destacar que entre os fumantes de charutos as taxas de monóxido de carbono são mais altas e a saturação de oxigênio no sangue é menor que entre os fumantes de cigarros.

Você sabia?
• A fumaça dos charutos contém os mesmos compostos tóxicos do que os identificados na fumaça dos cigarros.
• Quando animais de laboratório são expostos ao alcatrão presente na fumaça de charutos, apresentam os mesmos riscos de desenvolver câncer do que os expostos à fumaça de cigarros.
• As diferenças de riscos de adoecimento entre os fumantes de charutos e de cigarros parecem ser relativas aos padrões de consumo, ou seja, como fumantes de charutos não fumam com a mesma freqüência que os fumantes de cigarros, portanto, também inalam os compostos tóxicos com menos freqüência.
• A quantidade de nicotina livre desprotonada é muito maior nos charutos do que nos cigarros, pois o pH da fumaça dos charutos é mais elevado. Esta nicotina livre é bem absorvida pela mucosa da boca e pode explicar porque os fumantes de charutos apresentam maior incidência de câncer de boca e língua.

Além disso, é fato comprovado que os não fumantes que convivem com fumantes também são agredidos pela fumaça, tornando-se fumantes passivos.

O INÍCIO...

Aqui começa(ou jaz)um desocupado que espera trazer aos visitantes informações importantes para a vida desses inuteis que como eu não têm nada para fazer pela internet.