quinta-feira, 28 de junho de 2012

domingo, 24 de junho de 2012

Dicas de Filmes



Vai um alista de filmes para quem quiser se apronfundar ainda mais na História ou professores utilizarem na sala de aula.

O Nome da Rosa (1986) - Num mosteiro italiano do século 14, uma série de crimes tem como pano de fundo a rígida moral religiosa dominante.

A Era do Rádio (1987) - O nascimento da cultura de massas nos anos de 1940 é visto de maneira bem-humorada e nostálgica.

Coisas Belas e Sujas (2002) - Um médico africano, agora porteiro em Londres, descobre uma rede de tráfico de orgãos envolvendo imigrantes ilegais na Inglaterra.

Distrito 9 (2009) - Na África do Sul, em um futuro próximo, alienígenas vivem isolados dos seres humanos e planejam uma revolta. O filme traz uma visão alegórica - mas muito clara e atual - da intolerância com o diferente e o preconceito.

Milk - A Voz da Igualdade (2008) - A luta pelos direitos dos gays nos EUA dos anos de 1970 é contada por meio da trajetória do ativista Harvey Milk.

Tempos Modernos (1936) - Esse é clássico, mais uma obra-prima de Charles Chaplin - O ultimo filme mudo com o personagem Carlitos segue atual ao mostrar as dificuldades de um operário para se adaptar à mecanização e à frieza da sociedade moderna.

Corumbiara (2009) - O documentário acompanha duas décadas de busca por sobreviventes de um massacre indígena em Corumbiara (Rondônia) por latinfundiários, ignorado pelas autoridades.

1492 - A Conquista do Paraíso (1992) - Ao retratar 20 anos da vida de Cristovão Colombo, o filme mostra a chegada dos espanhóis à América e as consequencias trágicas desse encontro para os nativos americanos.

Entre os Muros da Escola (2008) - Misto de ficção e documentário, o filme mostra os conflitos étnicos e religiosos existentes nas escolas públicas da periféria de Paris.

Persépolis (2007) - Toda em preto e Branco, esta premiada animação francesa aborda como o fanatismo religioso (aliado à política) altera a vida de uma jovem iraniana e sua família.

Amazoas em Chamas (1994) - A versão Hollywoodiana da História de Chico Mendes não deixa a desejar, embora não seja fiel a alguns fatos da vida do líder ambientalista.

Desmundo (2003) - Em 1570, órfãs portuguesas são enviadas para o Brasil para se casarem com dolonizadores portugueses. Muito jovens e criadas em conventos, elas deparam com dois novos mundos - o dos homens e sua rotina brutal e o da natureza distante de civilização.

Alexandre (2004) - A cinebiografia de Alexandre, o Grande, líder da Macedoônia, mostra o encontro da cultura ocidental com a oriental no século 4 a.C. - Helenismo.

A Arquitetuta da Destruição (1989) - O documentário sobre a ascenção nazista mostra como a estética e a história podem ser distorcidas para manipular pensamentos.

Dr. Jivago (1965) - A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebéia.

Fahrenheit 451 (1966) - Filme adaptado de um romance de mesmo título de 1953. O filme apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. No filme os bombeiros são responsaveis por apreender os livros e queimá-los e punir as pessoas que os leêm.

Esses são alguns dos filmes que indico. Esperem por novas indicaçãoes.