domingo, 20 de fevereiro de 2011

SUNITAS E XIITAS


Após a morte de Maomé, a religião islâmica nao conseguiu manter sua unidade. Dividiu-se em diversas seitas, dentre as quais destacam-se a dos Sunitas e Xiitas.

SUNITAS - Defendem que o chefe do Estado muçulmano (Califa = sucessor do profeta) deve reunir sólidas virtudes morais como honra, respeito pelas leis, capacidade de trabalho, mas chegam a admitir certas falhas em suas ações. Além do Corão, aceitam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companehiros de Maomé;

XIITAS - Defendem que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupado por um descendente legítimo de Maomé ou com ele aparentado. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, infalível. Todos os fiéis devem, portanto, obediência incondicional ao imã. Aceitam somente o Corão como fonte de ensinamentos religiosos.

Nos dias de hoje, os seguidores da seita Xiita encontram-se principalmente no atual Irã e no Iêmem. Nas demais regiões do mundo islâmico predominam os seguidores da seita Sunita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário