terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TRATADO DE TORDESILHAS


Portugueses e espanhóis, pioneiros da grande expansão marítima, fundaram seus impérios ultramarinos nas terras descobertas. Com a intermediação da Igreja Católica, estabeleceram diversos acordos sobre a divisão dessas terras.

No caso do continente americano, um dos tratados mais importantes entre portugeuses e espanhóis foi o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, que estabelecia uma linha imaginária a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde: as terras a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha, enquanto as terras a leste à Portugal.

Outros povos europeus, como franceses, ingleses e holandeses, rebelaram-se contra o monopólio exercido por Portugal e Espanha sobre as novas terras "descobertas". Desrespeitando tratados como o de Tordesilhas, o rei Francisco I, da França, justificava sua atitude dizendo desconhecer a cláusul do "testamento de Adão", que teria dividido o mundo entre Portugal e Espanha.

E fica a questão fica no ar. Por que exatamente 370 léguas e não 400, ou 350, 300, ou 450, 500? Mas foi 370 léguas exatos.

2 comentários:

  1. É que as 370 léguas abrangiam exatamente as terras quentes entre a foz do Amazonas e a foz do Rio da Prata, com os únicos ameríndios nus do continente (e do novo mundo). E os portugueses navegadores queriam instalar uma agro-indústria baseada no algodão pernambucano, fibra longa, de modo a ser lucrativa vestindo o povo que então estava nu... Depois, conhecendo melhor o ameríndio, optaram por importar alguns poucos algodões da Europa pensando fazer trocas mais vantajosas.... O algodão foi ficando caro, a colônia não agüentava mais fazer trocas usando importados, importaram o rei que gostou tanto do que tinha de nu por aqui que logo passou a reino unido. Mas quem chegou primeiro logo protestou, o rei foi-se embora e as trocas com os nus continuaram. Os nus quiseram copiar as vestimentas dos europeus e logo criaram roupas aparentadas, mas mais apropriadas ao clima (mais tarde usadas como modelitos de carnaval) empregando o maximo de penas e uns poucos algodões.
    Se não fossem as 370 leguas, hoje não teríamos esse povo bonito, pois teríamos encostado nas terras ao norte do Amazonas e ao sul do Rio da Prata logo de cara, e as trocas teriam resultado num povo diferenciado... Os amapeus aderiram, sendo os primeiros ao norte do Amazonas. Os guaranas e pirarucus vieram também. E o que manteve essa terra grande toda unida foi a graça da troca, descobridor e descoberto se engraçando desde logo e nem pensar em deixar hispanos se meterem no que é nosso. Logo começaram a praticar moeda unica – o pau Brasil. Nasceu um comercio de trocas duradouro, europeus indo e vindo, resorts sendo criados, O churrasco na laje obrigou a busca de novas terras para o gado, e os goianos e mato-grossos passaram a fazer parte das trocas.

    ResponderExcluir
  2. obs. 370 leguas a oeste pertenciam a Portugal, não a Espanha... retifiquem o referido texto

    ResponderExcluir