quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Homem pré-histórico




Os seres humanos são aparentados aos primatas (macacos e chimpanzés). Nossos primeiros ancestrais, que viveram cerca de quatro milhões de anos atrás, eram criaturas parecidas com os macacos, mas andavam eretos, apenas sobre duas pernas. Enquanto os hominídeos evoluíam, tornavam-se menos parecidos com macacos e mais com os humanos - Lembrando que os seres humanos não descendem dos macacos, e que sim, possuem um ancestral em comum - Os cientistas encontraram evidências disso, estudando os ossos e as ferramentas simples que usavam, encontradas fossilizadas. Os humanos modernos, nossos ancestrais deiretos, apareceram há cerca de 100 mil anos.

Em 1974, um esqueleto quase completo de uma fêmea de Australpithecus foi encontrado na Etiópia. Os cientistas chamaram-no de "Lucy". Ela não era mais alta do que uma menina de dez anos, embora tivesse cerca de 40 anos de idade quando morreu, há 3 milhões de anos. As pegadas preservadas, encontradas por Mary Leakey na Tanzânia, provaram que o Australopithecus andava ereto, como os humanos modernos.

Restos de corpos pré-históricos foram encontrados, no leste africano, associados a fragmentos de rochas que foram lascadas para fazer ferramentas afiadas e cortantes. Os primeios a utilizar estas ferramentas foram os Homo habilis, nome que, em latim, significa "habilidoso". Estes primeiros humanos usaram ferramentas de pedra para matar, cortar a carne e remover a pele de animais. Aproximadamente há 2 milhões de anos.

O homem pré-histórico começou a usar o fogo para afugentar animais selvagens, aquecer-se e cozinhar os alimentos. Os primeiros a usar o fogo foram o Homo erectus, há cerca de 500 mil anos. Eles eram hábeis fabricantes de ferramentas e prenderam a esfregar varetas ou produzir faíscas batendo as pedras para acender o fogo e mantê-lo acesso. Sem o fogo, os seres humanos não poderiam sobreviver nas regiões mais frias e/ou durante as eras glaciais.

Para se alimentr, além da coleta de vegtais, eles caçavam, em grupo, animais enormes como os mamutes, parentes dos elefantes modernos. Grupos de caçadores dirigiam os mamutes para os terrenos pantanosos, penhascos ou buracos escavados por eles, tornando mais fácil capturá-los. Um mamute fornecia não apena carne, como também gordura, pele, marfim e ossos. As peles eram usadas como vestimenta para mantê-los aquecidos. O marfim e os ossos eram usados para fazer ferramentas e estruturas de cabanas. Outros animais, como renas, também eram caçados e suas peles, ossos e chifres eram aproveitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário