domingo, 24 de junho de 2012

Dicas de Filmes



Vai um alista de filmes para quem quiser se apronfundar ainda mais na História ou professores utilizarem na sala de aula.

O Nome da Rosa (1986) - Num mosteiro italiano do século 14, uma série de crimes tem como pano de fundo a rígida moral religiosa dominante.

A Era do Rádio (1987) - O nascimento da cultura de massas nos anos de 1940 é visto de maneira bem-humorada e nostálgica.

Coisas Belas e Sujas (2002) - Um médico africano, agora porteiro em Londres, descobre uma rede de tráfico de orgãos envolvendo imigrantes ilegais na Inglaterra.

Distrito 9 (2009) - Na África do Sul, em um futuro próximo, alienígenas vivem isolados dos seres humanos e planejam uma revolta. O filme traz uma visão alegórica - mas muito clara e atual - da intolerância com o diferente e o preconceito.

Milk - A Voz da Igualdade (2008) - A luta pelos direitos dos gays nos EUA dos anos de 1970 é contada por meio da trajetória do ativista Harvey Milk.

Tempos Modernos (1936) - Esse é clássico, mais uma obra-prima de Charles Chaplin - O ultimo filme mudo com o personagem Carlitos segue atual ao mostrar as dificuldades de um operário para se adaptar à mecanização e à frieza da sociedade moderna.

Corumbiara (2009) - O documentário acompanha duas décadas de busca por sobreviventes de um massacre indígena em Corumbiara (Rondônia) por latinfundiários, ignorado pelas autoridades.

1492 - A Conquista do Paraíso (1992) - Ao retratar 20 anos da vida de Cristovão Colombo, o filme mostra a chegada dos espanhóis à América e as consequencias trágicas desse encontro para os nativos americanos.

Entre os Muros da Escola (2008) - Misto de ficção e documentário, o filme mostra os conflitos étnicos e religiosos existentes nas escolas públicas da periféria de Paris.

Persépolis (2007) - Toda em preto e Branco, esta premiada animação francesa aborda como o fanatismo religioso (aliado à política) altera a vida de uma jovem iraniana e sua família.

Amazoas em Chamas (1994) - A versão Hollywoodiana da História de Chico Mendes não deixa a desejar, embora não seja fiel a alguns fatos da vida do líder ambientalista.

Desmundo (2003) - Em 1570, órfãs portuguesas são enviadas para o Brasil para se casarem com dolonizadores portugueses. Muito jovens e criadas em conventos, elas deparam com dois novos mundos - o dos homens e sua rotina brutal e o da natureza distante de civilização.

Alexandre (2004) - A cinebiografia de Alexandre, o Grande, líder da Macedoônia, mostra o encontro da cultura ocidental com a oriental no século 4 a.C. - Helenismo.

A Arquitetuta da Destruição (1989) - O documentário sobre a ascenção nazista mostra como a estética e a história podem ser distorcidas para manipular pensamentos.

Dr. Jivago (1965) - A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebéia.

Fahrenheit 451 (1966) - Filme adaptado de um romance de mesmo título de 1953. O filme apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. No filme os bombeiros são responsaveis por apreender os livros e queimá-los e punir as pessoas que os leêm.

Esses são alguns dos filmes que indico. Esperem por novas indicaçãoes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário