sexta-feira, 28 de maio de 2010

BRASIL X ARGENTINA – MAIS DE 500 ANOS DE RIVALIDADE!





Ano de Copa do Mundo e nós brasileiros fazemos piadas dos argentinos vice-e-versa. No futebol somos rivais declarados. Personagens porque não da maior rivalidade do futebol mundial. A briga começou antes mesmo de serem nações independentes.
Seja lá no futebol ou campo político – é o caso do MERCOSUL – onde na teoria os dois são países sócios e amigos, mas, prática não é bem assim.

Essa rivalidade é a continuação de uma antiga briga por território e prestígio por parte de suas metrópoles – Portugal e Espanha – que fora resumida pelo Tratado de Tordesilhas em 1494, que anteriormente a suposta descoberta de Brasil e dos outros países da América do Sul. Além das disputas militares pela colônia de Sacramento, um enclave português de frente a Buenos Aires.

A guerra continuou após a independência dos dois países, movida a disputas pela hegemonia continental e a um mar de desconfianças de ambos os lados. O Império brasileiro temia a que Argentina reinasse o Vice-Reinado do Prata – uma federação reunindo a própria, Uruguai, Paraguai e Peru, sob sua liderança, formada pelos espanhóis em 1763 para conter o avanço português. Enquanto isso os argentinos temiam a política expansionista brasileira, que poderia isolá-los e submetê-los no continente.

Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), apesar de serem aliados o convívio era complicado – cada um achava que o outro queria prejudicá-lo. Nasce a expressão “macaquito”, usado pelos argentinos para provocar os brasileiros por causa da grande quantidade de soldados negros no Exército brasileiro. E reclamavam da desobediência dos brasileiros.

O último momento de disputa diplomática foi centrado na questão da usina hidrelétrica de Itaipu, na década de 1970. Construída em parceria com o Paraguai (que mais tarde entraria em atrito com Brasil pela mesma hidrelétrica), era chamada de “Bomba d’água” pela imprensa de Buenos Aires. Depois de um acordo diplomático, a Argentina construiria também no rio Paraguai, a usina de Corpus.

Aos os dois lados perceberam que suas economias se completavam. Com a criação do MERCOSUL em 1991 os dois países se uniram e junto com outros fazem parte de um bloco econômico importante no cenário internacional. No entanto as rivalidades no futebol não, no campo político e econômico continuam as mesmas.

Lembrando que se o Brasil enfrentar a Argentina em alguma das fases com certeza passaremos por cima deles como se fosse um rolo compressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário