segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Origem dos nomes dos dias da semana




Hoje são 31 de maio, segunda-feira. Sem muita inspiração para escrever, pois o fim de semana acabou junto com ele o descanso merecido. Espera aí, inicio de semana, segunda-feira, amanhã é terça depois quarta-feira. Já sei sobre o que escrever. Porque não a origem dos nomes da semana?
De acordo com a língua, devem ser de ordem numérica ou uma homenagem aos astros. No caso do português, os dias da semana são numerados pelos menos os dias do meio de semana (segunda à sexta). Segunda é mais que obvio o segundo dia, terça o terceiro, e assim vai. Chegando o fim de semana nós temos o sábado e o domingo. O primeiro é uma derivação do termo hebreu shabbat, que é o dia do descanso na religião judaica, e domingo vem do latim Dies Dominic, que significa “Dia do Senhor”. A palavra feira que é acrescida aos dias da semana, vem de “féria”, que indica a remuneração pelo dia de trabalho.
Em francês, italiano e espanhol, os nomes dos dias da semana estão relacionados à visão divino-mitológica dos planetas, estrelas e satélites: Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus são os responsáveis pela nomenclatura de segunda a sexta. Sábado e domingo seguem a mesma lógica do português. Em inglês, os nomes derivam de figuras da mitologia anglo-saxã, associados aos deuses da mitologia romana: Tiu (Marte), Woden (Mercúrio), Thor (Júpiter) e Freya (Vênus) viraram, respectivamente, Tuesday (terça), Wednesday (quarta), Thursday (quinta), e Friday (sexta). Sábado e domingo tem a ver com Saturno (Satuday) e sol (Sunday).

3 comentários: