segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS FENÍCIOS E O ALFABETO

Foram os fenícios que deixaram ao mundo o alfabeto que ainda hoje é usado. Teriam simplificado e vulgarizado a escrita egípcia. Da mesma forma outro povo semita, os árabes, espalhou no Ocidente o sistema de numeração através de algarismos que tinham aprendido dos hindus, antecipando o moderno sistema decimal com seus dez sinais.

Os egípcios já tinham, de seu lado, feito modificações nos hieroglifos, reduzindo a representação gráfica dos objetos a caracteres que não comportavam toda a figuração e constituíam indicações ou sugestões de imagens. Acabaram representando sons, menos abundantes que as figuras, Desses sons silábicos derivaram então os fenícios um jogo de 22 letras ou caracteres, com os quais exprimiam todos os sons e inflexões, que surgiu da necessidade de orgaizar e controlar melhor as atividades comerciais.

A escrita desenvolvida pelos fenícios fora transmitido aos gregos e, mais tarde, ao latinos, que a adaptaram, assim este sistema de códigos difundiu-se pelo Mediterrâneo. Esse alafabeto tornou-se europeu e constituiu a base de várias línguas modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário